As Doenças Transmitidas por alimentos ou DTA são muito mais frequentes do que muitos imaginam, no Brasil estima-se que cerca de 13 mil pessoas adoeçam por ano devido ao consumo de alimentos contaminados e, em alguns casos, estas doenças podem levar à morte, principalmente quando atingem pessoas debilitadas por alguma outra enfermidade ou idosos e crianças.
Os sintomas não aparecem imediatamente após o consumo do alimento contaminado, por esse motivo, muitas vezes não é feita a associação da doença com o alimento consumido, além disso o alimento contaminado não é necessariamente aquele que está estragado. Os microorganismos patogênicos (aqueles que causam doenças) não alteram a cor, o sabor ou o aroma do alimento, o que mostra a importância da higiene no preparo, armazenamento e exposição do alimento à venda (quando for o caso).
Existem mais de 250 tipos de DTA conhecidos, que podem ser causadas por bactérias e toxinas, vírus e parasitas. Os sintomas costumam durar alguns dias e os mais comuns são náuseas, diarreia, cólicas e febre.
Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, a maioria dos surtos de DTA ocorrem nas residências (45%) e em segundo lugar, nos restaurantes (19,7%).
Segue abaixo as "10 Regras de Ouro" da Organização Mundial de Saúde para o preparo higiênico dos alimentos, que resumem os principais cuidados que devemos ter para evitar estas doenças.
- Evitar os alimentos clandestinos
- Cozinhar bem os alimentos
- Consumir imediatamente os alimentos cozidos
- Conservar adequadamente os alimentos (evite deixar alimentos preparados em temperatura ambiente)
- Aquecer bem os alimentos já cozidos
- Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos
- Lavar as mãos com frequência
- Manter a cozinha limpa e organizada
- Proteger os alimentos de insetos e animais
- Utilizar água potável
Fonte: Atibaia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário